NOTÍCIAS

GS Racing/Trilha SC é campeã do Transcatarina 2020 pela categoria Master

02/11/2020 a(s) 16:20h Aline Bem da Costa Assessoria de Imprensa
Ximura e Bilu venceram uma edição disputadíssima do Transcatarina – Crédito: Duda Bairros
Ximura e Bilu venceram uma edição disputadíssima do Transcatarina – Crédito: Duda Bairros

O ano de 2020 foi diferente de tudo que vivenciamos até hoje e a pandemia do Coronavírus afetou nosso dia a dia e adiou eventos e competições. Agora, com o retorno das provas de rally, inúmeras iniciativas de segurança foram tomadas para garantir a realização das provas. O Transcatarina foi realizado respeitando um rígido protocolo e aconteceu neste ano especialmente entre os dias 28 e 31 de outubro. Ao final dos mais de 800 quilômetros de prova, a GS Racing/Trilha SC novamente sagrou-se campeã da categoria Master com o piloto Leandro Moor (Ximura) e o navegador Cláudio Flores (Bilu) vencendo pela primeira vez a competição.

Na 12ª edição do evento o destaque ficou por conta da competitividade na categoria Master. E como tudo mais em 2020, tivemos um campeão diferente. Ximura e Bilu andam há seis anos juntos e já venceram diversas competições, mas ainda não tinham um título do Transcatarina. A única coisa que não mudou foi a equipe detentora da conquista. Com a edição deste ano, os pilotos e navegadores que hoje fazem parte da GS Racing completam onze títulos da categoria Master em doze edições do Transcatarina.

Pilotos e navegadores que hoje são da GS Racing já venceram 11 de 12 edições do Transcatarina – Crédito: Divulgação
Pilotos e navegadores que hoje são da GS Racing já venceram 11 de 12 edições do Transcatarina – Crédito: Divulgação

Em 2020 a competição passou pelas cidades de Fraiburgo, Treze Tílias e Caçador e contou com direção de prova de Vander Hirt (Fritão). É um dos rallys mais esperados do calendário brasileiro. Neste ano, a GS Racing disputou a competição com apoio da Trilha SC em uma parceria que reuniu 12 duplas de competidores nas categorias Master, Graduado, Turismo e Turismo Iniciante.

Ximura e Bilu ganharam pela primeira vez o Transcatarina – Crédito: Divulgação
Ximura e Bilu ganharam pela primeira vez o Transcatarina – Crédito: Divulgação

"Esse Transcatarina foi mágico e super disputado. Foi a prova mais técnica que já andamos em longa duração, com um nível muito alto de pilotos e navegadores onde qualquer erro perdíamos pontos preciosos. Tivemos problemas no carro na segunda etapa e ficamos de fora, mas a equipe de apoio da GS Racing/Trilha SC estava atenta para o reparo e voltamos na terceira etapa e vencemos, onde acredito que foi fundamental para nossa pontuação final. Passamos por todo tipo de terreno, reflorestamento, poeira, pomar de maçã e também veio a chuva na última etapa da prova que foi a mais alucinante, com vários laços e pegadinhas muito caprichados montados pelo diretor de prova", detalha Ximura.

Bilu e Ximura competem juntos há seis anos – Crédito: Divulgação
Bilu e Ximura competem juntos há seis anos – Crédito: Divulgação

Título especial

A vitória de Ximura e Bilu veio em um ano especial, principalmente para o piloto da Master que comemorou o título ao lado do filho, Alfredo Moor, que participou pela primeira vez da competição e foi vice-campeão da Turismo Iniciante. "Ser campeão dessa prova ao lado do meu grande amigo e navegador Bilu não tem preço, vai ficar guardado na história dos rallys. Na largada estávamos sempre sendo incentivados pelos amigos e meu filho me dando energia positiva com certeza foi fundamental para nossa vitória", comenta o piloto da GS Racing.

Além de Ximura e Bilu como campeões da Master, a GS Racing/Trilha SC conquistou a terceira colocação da categoria com o piloto Flávio Roberto Kath e o navegador Rafain Walendowsky e o quarto lugar com o piloto Leandro Riffel e o navegador Michael Masson. "Ganhar o Transcatarina foi uma surpresa muito grande porque a competitividade desse ano estava muito forte. No último dia tinham cinco ou seis duplas ainda com chances de serem campeãs, com poucos pontos de diferença e nós sabíamos que tínhamos que andar bem. Também precisávamos estar bem mentalmente, porque excesso de ansiedade acaba atrapalhando a navegação e a pilotagem. No final eu realmente não estava acreditando que a gente tinha conseguido. Ficamos muito contentes porque é uma luta. Eu e o Ximura estamos há seis anos andando juntos e tentando o Transcatarina e veio em um ano bom pra gente", conta Bilu.

Rui e André conquistaram o quinto lugar na classificação geral da Graduado – Crédito: Duda Bairros
Rui e André conquistaram o quinto lugar na classificação geral da Graduado – Crédito: Duda Bairros

Pela Graduado a equipe subiu ao pódio da classificação geral com um quinto lugar do piloto Rui Schmitz e do navegador André Lenger. "Foi sensacional meu primeiro Transcatarina! O companheirismo da equipe, a adrenalina da disputa, e a prova em si foram tudo nota 10. Nós começamos o primeiro dia em 8º na geral, no segundo dia passamos para 3º, no terceiro dia já estávamos em 2º, ou seja, vínhamos melhorando e evoluindo a cada dia, mas infelizmente no último dia tivemos problemas com o carro e não conseguimos completar a etapa, mesmo assim ainda conseguimos o 5º lugar na geral com muita alegria e satisfação", detalha Rui.

O navegador Bernardo Schafer ficou em terceiro na Turismo – Crédito: Duda Bairros
O navegador Bernardo Schafer ficou em terceiro na Turismo – Crédito: Duda Bairros

Já na Turismo o navegador Bernardo Schafer conquistou a terceira colocação ao lado do piloto José Andrade Junior. "Esse ano foi um dos melhores Transcatarina que fiz, com muitos amigos, provas excelentes e com pouco deslocamento. Com o novo diretor de prova, Vander Hirt (Fritão), tivemos uma prova mais rápida que todos gostaram muito. Como sempre, o Transcatarina vem evoluindo e trazendo inovações, com os pequenos deslocamentos, tivemos mais provas e todos os competidores elogiaram", conta Bernardo.

Ricardo e Guilherme Hoffmann ficaram em quinto na Turismo Iniciante – Crédito: Duda Bairros
Ricardo e Guilherme Hoffmann ficaram em quinto na Turismo Iniciante – Crédito: Duda Bairros

Na Turismo Iniciante a equipe conquistou o segundo lugar com Alan dos Santos e Alfredo Moor e o quinto com Ricardo Hoffmann e Guilherme Hoffmann. "O Transcatarina deste ano foi uma nova experiência pra mim. Apesar de não ser a minha primeira participação, competi em uma categoria nova com uma dificuldade maior. Enfrentamos competidores melhores em uma disputa muito acirrada. Estávamos com um carro novo, um Troller Automático que conseguimos uma rápida adaptação e tiramos bom proveito do carro. Apesar de tudo ser diferente, conseguimos conquistar bons resultados e alguns troféus, mas acima de tudo o que vale é a parceria e as boas risadas com os amigos", conta Guilherme.

Alan e Alfredo foram vice-campeãs da Turismo Iniciante – Crédito: Duda Bairros
Alan e Alfredo foram vice-campeãs da Turismo Iniciante – Crédito: Duda Bairros

Acompanhe a GS Racing

Quem quiser acompanhar as provas da GS Racing pode seguir o Facebook (fb.com/racinggs) e Instagram (@gsracing) da equipe. As notícias também são publicadas no site https://www.gs4x4performance.com.br, além da imprensa em geral e dos principais sites especializados em off-road. Na temporada 2020 a GS Racing conta com o patrocínio de Pneus Yokohama, Trilha SC, Rallye Design e GS Performance.

Deixe seu comentário

Mais off-road

Carregar mais...